Voltar   

ISO 50001: conquistando a eficiência energética

Eficiência Energética | Eficiência Energética | 03.04.2012




Lançada no segundo semestre de 2011 com o objetivo de fornecer requisitos para a implantação de um sistema de gestão de energia (SGE) voltado para a melhoria continua do desempenho energético, incluindo eficiência, uso e consumo, a Norma ABNT NBR 50001:2011, promete trazer reduções de dois dígitos para as empresas. Mas como isso será possível?

A ISO 50001 se aplica a todas as empresas, independente do setor, seja na indústria, no comércio ou até mesmo em instituições. Trata-se de uma ferramenta que disciplina a administração do consumo. Essa ISO, inclusive, já foi incluída no Plano de Eficiência Energética 2030 (PNE 2030) criado pelo Governo Federal em 2007, a fim de garantir a segurança e a qualidade do suprimento energético para as próximas décadas.

Consequentemente, com a redução do consumo, se minimizará o esgotamento dos recursos energéticos, a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa e a interferência diretamente na redução dos custos de produção.

Além da ISO 50001, existem outras certificações para racionalizar o uso de energia de edifícios – LEED, Aqua, Procel Edifica, Selo Casa Azul -, o selo Procel para equipamentos, produtos e maquinário e o Conpet para equipamentos que usam derivados de petróleo.

A primeira indústria a conquistar a ISO 50001

No Brasil, já temos a primeira indústria certificada pela norma. A Metalplan Equipamentos conquistou a ISO 50001 em fevereiro último. Após meses de trabalho, seu sistema de gestão de energia foi acreditado pela SGS Systems and Services Certification, que também responde pelo sistema de gestão da qualidade (ISO-9001) da empresa desde 2002.

Para o diretor da Metalplan, Edgard Dutra, estima-se que haja uma redução do consumo de energia de até 40% já no primeiro ano de implantação da norma ISO 50001, o que pode representar uma economia direta de até 10% no custo dos equipamentos fabricados. Por se tratar de uma empresa do ramo de ar comprimido, uma das fontes de energia mais utilizadas por todos os setores da economia, “era lógico que estivéssemos na vanguarda da nossa própria certificação”, afirmou.

Para conseguir a certificação, a empresa apresentou um plano de ação detalhado, informando as medidas tomadas para atingir as metas de redução do consumo de energia, como troca de equipamentos, manutenção preventiva e conscientização dos colaboradores, que são peça fundamental para o sucesso do programa.