Voltar   

Segurança alimentar e boas práticas agrícolas

Empresa Legal | Segurança | 05.07.2012




Com a soma dos participantes envolvidos nos diferentes programas, realizados sob a plataforma Segurança e Saúde no Campo, a DuPont chegou ao número aproximado de 700 mil pessoas no projeto.

Destinado a agricultores e trabalhadores rurais, o programa Segurança e Saúde no Campo visa o treinamento de mão de obra para o correto uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além da aplicação correta e segura de agroquímicos. Em 2011, a iniciativa atingiu a marca de quase 632 mil pessoas treinadas em dez anos. Resultou também, até hoje, na comercialização de cerca de 430 mil kits completos de EPIs no campo.  De acordo com o gerente global de Sustentabilidade e Meio Ambiente da DuPont, Donizeti Vilhena, a perspectiva para 2012 é crescer 15% em todos os projetos.   

A Segurança e Saúde no Campo abrange cinco programas específicos, um deles homônimo ao que dá nome à plataforma de projetos. Os demais são DuPont na Escola, DuPont Mulheres no Campo, DuPont Natureza e DuPont na Universidade. Todos têm o mesmo objetivo, ou seja, difundir boas práticas agrícolas e influenciar o uso correto e seguro de defensivos agrícolas. Cada projeto, porém, focaliza um público diferente.

O programa DuPont na Escola chegou em 2011 ao número de 30 mil alunos participantes, em cinco anos de existência. O projeto é direcionado a alunos de escolas rurais públicas situadas em regiões de produção agrícola e se apoia em concursos de desenho e redação. Tem em vista, principalmente, transformar estudantes em influenciadores e multiplicadores da mensagem de segurança perante seus familiares. Os melhores trabalhos são premiados com computadores e materiais didáticos fornecidos pela DuPont e por seus distribuidores de produtos.

Vilhena comemora ainda os resultados do programa Mulheres no Campo, que se vale da ajuda das esposas e filhas de agricultores para promover boas práticas agrícolas e uso correto e seguro de agroquímicos. Adotado em caráter experimental em 2010, o projeto registrou em 2011 - sua primeira edição oficial, portanto - a marca de quase 5 mil mulheres participantes.

Os programas DuPont Natureza e DuPont na Universidade complementaram os resultados das iniciativas socioambientais da divisão de Produtos Agrícolas. Ambos foram implantados nos últimos três anos e já figuram entre os esforços bem-sucedidos da companhia na área. O número de eventos do programa DuPont Natureza - cuja implementação está ligada ao plantio de árvores e à recuperação de matas ciliares - cresceu 200% em 2011. Por sua vez, o DuPont na Universidade, que mira escolas agrotécnicas e faculdades de Agronomia, envolveu em torno de 3 mil estudantes, um salto de 54% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segurança alimentar

“Comemoramos esses números no momento em que a DuPont anunciou em caráter global um novo posicionamento no tocante a produção de alimentos e segurança alimentar”, destaca Donizeti Vilhena. Segundo ele, as metas que foram anunciadas pela companhia “certamente influenciarão novos saltos em nossos programas de responsabilidade socioambiental”.

Vilhena acrescenta que a CEO da DuPont, Ellen Kullman, comunicou em fevereiro último que a companhia investirá US$ 10 bilhões em inovação e em programas que perseguirão metas de preservação da segurança alimentar, em escala mundial. As medidas contemplam ações em apoio à subsistência e à educação de 3 milhões de agricultores e 2 milhões de jovens no mundo. A empresa, disse Vilhena, quer liderar uma revolução tecnológica que aumente a produção de alimentos, torne-a sustentável e resulte na melhora da segurança da atividade agrícola.