Voltar   

Duratex divulga Relatório Anual e de Sustentabilidade

Eficiência Energética | | 03.04.2016




A Duratex divulga seu Relatório Anual e de Sustentabilidade 2015, que, mais uma vez, traz informações detalhadas sobre o desempenho da empresa referente ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro. Os capítulos do relatório trazem os principais resultados econômicos, sociais e ambientais, assim como o modelo de governança da empresa, a gestão de riscos e as boas práticas, que oferecem suporte ao crescimento da companhia e estão alinhados ao planejamento estratégico Duratex 2020 – que estabelece metas para o crescimento dos negócios em cinco anos.

O relatório demonstra a forma como a Duratex gera valor a seus públicos de relacionamento, considerando os capitais financeiro, humano, intelectual, manufaturado, natural e social e de relacionamento propostos pelo International Integrated Report Council (IIRC), organização reconhecida por incentivar o uso do Relato Integrado para empresas tanto de capital aberto como fechado.
“A empresa publica desde 2004 o Relatório Anual e de Sustentabilidade a fim de informar e prestar contas a todos os públicos de relacionamento, reforçando seu compromisso com a ética e a transparência.”, afirma a Gerente de Sustentabilidade da Duratex, Luciana Alvarez, destacando que as ações estão em linha com as melhores práticas do mercado e visam fortalecer a comunicação da empresa com a sociedade.

A Duratex divulga o relatório de acordo com as diretrizes do Relato Integrado e em conformidade com as diretrizes G4 da Global Reporting Initiative (GRI). Neste ano, a empresa também seguiu as orientações da seção Essential, categoria que inclui a prestação de contas de forma ainda mais objetiva para todos os públicos de interesse.
 
Principais resultados da Duratex em 2015
 
Ambiental
·         Redução de 6,6% no consumo de água
·         Redução de 8,5% nas emissões diretas de Gases de Efeito Estufa
·         Redução de 32,1% na destinação de resíduos para aterros
·         Aumento de 17,3% no uso de biomassa para geração de energia

 Social
·         7 unidades certificadas pelo selo OHSAS 18001 de Saúde e Segurança
·         Redução de 36% no número de acidentes
·      Capacitação profissional de 100 jovens em situação de vulnerabilidade social pelo Formare, programa da Duratex, em parceria com a Fundação IOCHPE, que oferece cursos gratuitos de educação profissional reconhecidos pelo MEC e ministrados, de forma voluntária, pelos próprios colaboradores da empresa

 Financeiro
·         Aumento de mais de 50% no volume de exportações em 2015
·         Implementação do Sistema de Gestão de Desempenho (SGD) para melhoria da eficiência e redução dos custos
·         Sólida posição financeira com baixo nível de endividamento
 
Em 2015, a Duratex também lançou, pela primeira vez, a Landing Page do relatório, página on-line que apresenta o resumo dos principais temas abordados pelo documento, a fim de facilitar ainda mais o acesso à informação.
 
Para conferir o conteúdo do relatório, acesse: http://www.duratex.com.br/Relatorio-Anual-2015/