Voltar   

Fibria promove “Dia de Campo”

Sustentabilidade | Notícias | 14.04.2016




Com o intuito de proporcionar capacitação técnica e fortalecer a produção de leite junto aos agricultores familiares e produtores vizinhos à base florestal da Fibria, que integram o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), a empresa realizou nesta sexta-feira (8/4) o II AGROTEC – Dia de Campo.
 
Durante o evento, que acontece no distrito do Arapuá, em Três Lagoas (MS), serão apresentadas técnicas de consórcio de adubação verde (plantio de gramíneas entre espécies de plantas rasteiras) para pastagem. Essa prática de plantio melhora a estrutura física e química do solo e resulta no aumento da proteína ingerida pelo gado, que favorece o aumento da produção de leite. A adubação verde ainda favorece a economia dos produtores, que reduzem em até 60% a aquisição do adubo químico, garantindo um manejo sustentável com práticas de baixo impacto ambiental.
 
O II AGROTEC ainda trará outras informações, como técnicas de manejo de pastagens, piqueteamento, orientações sobre a produção e consumo de silagem (conservação de forragens úmidas ou de grãos de cereais em silos) para o período de estiagem (inverno), dentre outras iniciativas de baixo custo que potencializam o aumento da produção de leite. O encontro também contará com o apoio do SEBRAE, por meio de uma parceria já estabelecida desde 2014, que apresentará inovações tecnológicas para melhoria do gado leiteiro.
 
A ação faz parte do PDRT, programa que promove o desenvolvimento local através do fortalecimento das associações comunitárias, focando no apoio às cadeias produtivas por meio da capacitação das comunidades. Entre as atividades do programa estão o cultivo do urucum, mandioca, abóbora, hortaliças, legumes e a melhoria do manejo da pecuária leiteira. Atualmente 842 famílias, que residem nas localidades de Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria, são beneficiadas pelo programa.
 
“Em breve teremos um mini laticínio aqui no Arapuá com capacidade para processar 2 mil litros de leite por dia. A capacitação técnica que os produtores recebem hoje irá auxiliar tanto no abastecimento desse laticínio quanto na produção dos agricultores familiares que terão uma renda melhor e fortalecerão ainda mais as associações em que estão inseridos”, diz a coordenadora de sustentabilidade da Fibria, Flávia Tayama.
 
A viabilização do mini laticínio é uma ação do programa ReDes, iniciativa firmada entre Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que possui o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável de municípios brasileiros e para a geração de renda para população de baixa renda das cidades participantes.
 
Em operação a obra deve beneficiar diretamente 40 produtores. O produto final será o leite pasteurizado tipo C, que deverá a ser vendido para supermercados, padarias, sorveterias, hotéis, restaurantes, cozinhas industriais, escolas municipais e estaduais dentre outros.
 
O II AGROTEC – Dia de Campo, foi realizado no Sítio São Thomé, localizado no distrito de Arapuá, em Três Lagoas (MS). Cerca de 250 pessoas, entre agricultores familiares, produtores rurais, universitários dos cursos de veterinária e agronomia da Faculdade AEMS participaram do encontro.
 
Fonte: Fibria