Voltar   

Ibá destaca importância de consumo consciente 

Eficiência Energética | | 10.06.2016





A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) destacou a importância da tomada de consciência dos consumidores na aquisição de produtos mais sustentáveis, como forma mais eficiente de mitigar as mudanças climáticas, durante debate sobre o acordo do clima de Paris, na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na quinta-feira (09).
 
A presidente-executiva da Ibá, Elizabeth de Carvalhaes, afirmou que o setor produtivo tem grande potencial de contribuição na mitigação das mudanças climáticas, mas que é necessário o incentivo ao consumo de produtos com menor impacto ambiental.
 
"A Conferência do Clima feita em dezembro de 2015, em Paris, vai mudar a estrutura econômica mundial. Por consequência, tem que gerar novos consumidores. A indústria tem um grande potencial de contribuição, mas é necessário criar demanda por produtos sustentáveis. Sem demanda não há investidor”, afirmou ela. “O consumidor tem que exigir da indústria produtos renováveis e pedir ao governo políticas de incentivo a esta oferta".
 
Elizabeth também destacou a necessidade da adoção imediata do Código Florestal, que trará tantos benefícios ambientais quanto sociais por meio da inclusão dos pequenos e médios produtores. "O setor de árvores plantadas tem parcerias com pequenos e médios produtores, que recebem apoio na regularização de propriedade, obtenção de certificação ambiental e também mudas para o plantio. O Código Florestal é um marco importante que vai envolver esses produtores que, por sua vez, vão recuperar áreas e impactar positivamente no clima", destacou.
 
O novo Código Florestal Brasileiro traz importantes instrumentos com grande potencial de melhorar a gestão ambiental e territorial do País, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro permanente que permitirá conhecer as áreas produtivas e preservadas, auxiliando no processo de regularização ambiental destas propriedades e posses rurais.

Fonte: ibá