Voltar   

Eldorado aplica tecnologia de monitoramento de floresta

Gestão Total | Notícia | 10.08.2016




A Eldorado Brasil (www.eldoradobrasil.com.br) está investindo na adoção de câmeras de alta definição para monitorar focos de incêndio nas áreas onde possui florestas de eucalipto no Mato Grosso do Sul. Até o momento, o trabalho era realizado por funcionários em oito torres de 45 metros de altura.
Com a adoção do sistema de câmeras, o acompanhamento das fazendas da empresa passa a feito 24 horas por dia, por meio de uma central de monitoramento em três turnos, com o apoio de uma equipe de vigilância patrimonial, que faz rondas terrestres por todas as florestas.

“Um monitoramento assertivo é uma das etapas mais importantes da cadeia de controle e prevenção de incêndios. A tecnologia favorece a detecção precoce de focos de incêndio, reduzindo os impactos econômicos que um acidente como este pode causar em nossas operações”, afirma Germano Vieira, diretor Florestal da Eldorado. “Além disso, garantimos uma exposição menor de funcionários a riscos relacionados ao trabalho em altura e a intempéries.”

A fabricante de celulose é a primeira no Brasil a adquirir o sistema de detecção da Working of Fire, empresa sul-africana especializada em prevenção e combate a incêndios, com 30 anos de experiência em Manejo Integrado do fogo e reconhecimento internacional. O programa inteligente é capaz de detectar a presença de focos iniciais de incêndio nas imagens e emite um alerta para que a situação seja verificada. Neste momento, o funcionário responsável pode controlar a câmera com um joystick, certificando-se de se trata de um princípio de incêndio e tomando as providências necessárias para o controle do fogo.
O sistema está em processo de implantação, com conclusão prevista para o fim deste mês. Com o plantio de novas florestas – em uma área que deve chegar a 350 mil hectares em alguns anos -, a Eldorado vai expandir a cobertura, com a instalação de outros dispositivos.

Fonte: Eldorado