Voltar   

Eldorado reduz consumo de água na fábrica

Eficiência Energética | Notícia | 07.12.2016




A Eldorado Brasil (www.eldoradobrasil.com.br) se estabeleceu como a fabricante de celulose mais competitiva do país, o que significa a busca constante por eficiência operacional, de modo a aumentar a produtividade na indústria e na floresta com menor consumo de recursos.  
Com esse princípio, a empresa acaba de estabelecer um novo patamar para consumo específico de água por tonelada seca de celulose. Depois da realização de melhorias no processo produtivo durante a parada geral, em maio, a Eldorado conseguiu economizar 200 m³ de água limpa por hora. Além disso, também houve redução do descarte de efluentes.
A companhia passou a utilizar a água de lavagem de filtros da Etac (Estação de tratamento de água de caldeira) na bacia da torre de resfriamento de utilidades, onde antes era usada água industrial para reposição das perdas, e paralelamente passou a tratar menos efluente. Dessa forma, mesmo com o aumento da produção de celulose, o consumo de água passou de 27,32 m³/tsa (tonelada seca ar), no primeiro trimestre desde ano, para 25,02 m³/tsa, no terceiro trimestre, encerrado em outubro.
“Estamos atentos a todas as oportunidades para tornar nossa produção mais eficiente, mas sempre considerando os aspectos ligados à sustentabilidade do negócio e uso consciente dos recursos naturais. O resultado demonstra mais uma vez o comprometimento dos nossos colaboradores em encontrar soluções que deem mais eficiência ao processo produtivo e ajudem a otimizar o consumo de matéria-prima”, afirma Murilo Sanches, gerente de Recuperação e Utilidades da Eldorado.
Com capacidade produtiva de até 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano, a empresa deixará de consumir aproximadamente 25 dias de fornecimento de água por ano a partir da iniciativa.
Sobre a Eldorado
A Eldorado Brasil é uma empresa 100% nacional, controlada pelo Grupo J&F, com presença no mercado global de celulose branqueada de eucalipto - matéria-prima proveniente de florestas certificadas no Mato Grosso do Sul. Com um faturamento de R$ 3,8 bilhões em 2015, a empresa conta com uma unidade industrial altamente tecnológica em Três Lagoas (MS) com capacidade de produção anual de até 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano, o que garante resultados competitivos e sustentáveis na produção. Em junho de 2015, a companhia deu início à construção de sua segunda linha produtiva, conhecida como Projeto Vanguarda 2.0, prosseguindo com o seu objetivo de ter o maior complexo de celulose do mundo.

Fonte: Eldorado Brasil