Voltar   

Excelência operacional e mais conforto

Empresa Legal | Notícias | 19.12.2016




Com o intuito de garantir uma melhor qualidade de vida para seus empregados, a Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, tem buscado junto ao mercado, máquinas de colheita florestal, cada vez mais modernas e que atendam às exigências técnicas e ergonômicas.

Desde 2010, a cada ano, quinze engenheiros estudam cerca de vinte projetos para aprimoramento de maquinários, e implementam em média, cinco deles. Só em 2015, 148 equipamentos foram substituídos ou adquiridos nas Unidades em Jacareí (SP), Três Lagoas (MS) e Aracruz (ES). 

“Com o passar dos anos, a área de Colheita da Fibria desenvolveu um processo exemplar de manutenção das máquinas, e isso gerou mais disponibilidade e eficiência operacional dos nossos recursos. Agora, estamos focados na interação homem-máquina. O objetivo é entender como cada pessoa se adapta aos equipamentos e de que forma podemos aumentar a nossa produtividade, além de oferecer melhor condição ergonômica ao operador”, diz Luiz Sergio Coelho Cerqueira Filho, gerente de Colheita da Fibria.  

De acordo com o gerente, as novas máquinas de colheita da empresa são ainda mais ergonômicas e confortáveis para os empregados e contam com equipamentos que fornecem informações detalhadas da rotina da operação, como tempo de parada da máquina com identificação das causas, quantidade de eucalipto colhido e medição de declividade, GPS com uso de mapas de microplanejamento, mostrando ao operador seu real posicionamento, programação da colheita e limites de operação, lançando um olhar minucioso sobre o trabalho. É a colheita servindo à inteligência do negócio.

A ergonomia está diretamente ligada à todas as áreas de uma empresa e envolve aspectos relacionados ao trabalho, como mobiliário, exposição ao calor, vibração de equipamentos, ritmo de trabalho, organização, manutenção de equipamentos, tecnologia, convivência interpessoal, produção, resultados, entre outros. Os aspectos ergonômicos são tratados na norma regulamentadora NR 17 do Ministério Trabalho e Emprego, instituída através da Lei nº 6.514, de dezembro de 1977, e da Portaria nº 3.214 de junho de 1978, e demais Normas Regulamentadoras, que tem o objetivo de prevenir lesões, tornando o ambiente mais produtivo e seguro.

Fonte: Fibria