Voltar   

Programas de Desenvolvimento Rural e Territorial

Empresa Legal | Notícia | 19.12.2016




A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, estimula o desenvolvimento local das comunidades onde possui  operação. A empresa incentiva o acesso à políticas públicas pelos projetos que apoia, por meio da regularização fiscal das associações, processo fundamental para adesão aos editais que financiam ou subsidiam projetos de infraestrutura, comercialização e acesso ao mercado. 
Como resultado dessa iniciativa, neste ano, duas associações do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) e uma do Programa Colmeias tiveram suas propostas aprovadas pelo Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado. Os recursos captados são na ordem de R$ 2 milhões, que serão investidos em infraestrutura, logística da produção, insumos e demais materiais para cadeia produtiva.
Para Maria Madalena de Carvalho Pinto, da Associação dos Agricultores Orgânicos de Guapiara (SP), o apoio da Fibria foi fundamental para essa conquista. “Recebemos todo o apoio da empresa na elaboração do nosso projeto. Ele irá beneficiar 40 associados integrantes do PDRT, que cultivam, em sua maioria, hortaliças . Com a nossa proposta aprovada, vamos adquirir dois caminhões, um com baú e outro com carroceria, que farão o recolhimento dos produtos, duas ou três vezes por semana, a fim de levá-los direto ao comprador. Isso vai flexibilizar as entregas, facilitando o aumento na produção e a diversificação do plantio”, diz Maria Madalena.

O Governo Estadual vai beneficiar, também, a Associação de Apicultores de Itapetininga (SP), que faz parte do programa Colmeias. “Com o recurso captado, vamos  construir uma Casa do Mel, onde todo o mel colhido nas áreas da Fibria passará por beneficiamento no processo de envase, permitindo a obtenção de um produto de qualidade de acordo com os padrões exigidos pelo mercado. Dessa forma, vamos agregar valor ao nosso produto e aumentar a renda dos apicultores”, conta Gerson Santana, gestor da associação.
De acordo com o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Israel Batista Gabriel, o conhecimento técnico adquirido pelos associados do PDRT e do Programa Colmeias foi um fator determinante. “O principal é o processo de apoio à gestão que oferecemos, pois, sem a regularização de documentos, não é possível propor projetos ao governo. Outra questão é a expertise da equipe de assistência técnica, que oferece todo suporte para a elaboração desses projetos. Promover o desenvolvimento sustentável das comunidades onde tem atuação é uma das principais diretrizes da Fibria”, afirma.

Sobre o Programa Colmeias
O Programa Colmeias teve início em 2004, no município de Capão Bonito (SP). A Fibria disponibiliza uma consultoria especializada, que inicia a organização e a formalização de associações, assistência técnica e tecnologias voltadas para gestão, produção, comercialização e fortalecimento dos apicultores. Outra atividade realizada pela consultoria técnica é um estudo detalhado de georeferenciamento que, com apoio de satélites, possibilita estabelecer a melhor localização das colmeias em meio às florestas plantadas de eucalipto.

Sobre o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial 
O Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), desenvolvido pela Fibria, tem como objetivo capacitar agricultores familiares, organizados em associações, para desenvolver cultivos diversos e a criação de pequenos animais, contribuindo para incrementar a renda das famílias. O PDRT é um dos principais programa de engajamento da Fibria com as comunidades onde atua. Os agricultores recebem assistência técnica e estímulo ao uso de tecnologias de baixo custo e reduzido impacto ambiental, além de incentivo e orientação para o acesso dos produtores às políticas públicas, ampliando as possibilidades de comercialização de seus produtos.

Fonte: Fibria