Voltar   

Mais de 12 mil participantes

Sustentabilidade | NOTÍCIA | 26.01.2017




A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens, papelão ondulado e sacos industriais, destaca os bons resultados do seu programa de educação ambiental em Santa Catarina, que em 2017 completa dez anos de existência, alcançando 12 mil participantes dos 40 municípios de atuação da empresa.

O Programa Monitorado de Visitas à Trilha Araucária e ao Centro Ambiental Caiubi faz parte do projeto de educação ambiental que a Klabin desenvolve no município de Correia Pinto (SC). Contínuo e permanente, o programa traz diversas informações sobre as riquezas da fauna e flora regional, formação florestal, características e composição para a população interessada, estudantes e professores da região. As palestras são formatadas de acordo com a faixa etária, com linguagem apropriada, e a programação inclui vídeos dos animais silvestres que vivem nas florestas da companhia e imagens.

Além de estreitar as relações com as comunidades do entorno, a Klabin enxergou no programa mais uma alternativa que contribui para a conservação da Floresta de Araucárias, ambiente ameaçado localizado no Planalto Serrano, que é conservado pela empresa. A interação direta dos visitantes gera conhecimento e amplo interesse sobre a necessidade de conservação e as ações de sustentabilidade que são empregadas pela Klabin em suas áreas, isso serve de exemplo para toda a região e as informações são disseminadas pelos próprios alunos e professores.

Na Trilha Araucária os visitantes encontram rica biodiversidade, constituída de espécies nativas como a Araucária Angustifolia, Podocarpus Lambertii, diversos gêneros de Mirtaceas, Lauraceas e a fauna que habita o local e são fortes instrumentos para a prática da educação ambiental. O trajeto é dentro de um remanescente conservado da floresta, que inclui nascentes e mata ciliar nas proximidades dos rios Tributos e Canoas. O Centro Ambiental Caiubi está completando dois anos e possui auditório para as palestras que antecedem as visitas à Trilha, bem como, infraestrutura completa para receber os participantes.

Na trajetória do Projeto, cerca de oito mil ouvintes participaram de palestras, incluindo as externas que são solicitadas, e quatro mil visitas à Trilha, com participação de mais de 70 escolas e instituições das regiões de atuação da Klabin, como Planalto Serrano, Vale do Itajaí e Planalto de Canoinhas. Além de material didático, a companhia também distribui um jogo da memória personalizado com imagens e descrição das espécies da fauna que vive na Floresta de Araucárias. No período, foram mais de dez mil jogos distribuídos.

Fonte: Klabin