Voltar   

Fibria realiza oficina de bioconstrução em Jacareí

Empresa Legal | NOTICIA | 29.08.2017




A Fibria, com intuito de difundir a utilização de tecnologias socioambientais de baixo custo e despertar a consciência para a preservação do Meio Ambiente, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) em Jacareí (SP), realizou a oficina de bioconstrução com a técnica de ferrocimento.

A ação integrou a segunda edição da Formação em Educação Ambiental Vivencial, que consiste em um conjunto de oficinas teóricas e práticas. No total, 40 pessoas participaram do módulo de bioconstrução, que é caracterizado pelo uso de materiais de construção que geram menos impacto ambiental e têm baixo custo.

“O NEA possui uma atuação muito importante junto à comunidade e as suas atividades têm foco na ecoalfabetização, que consiste em orientar as pessoas sobre as questões ambientais e como cada um pode ser um agente transformador”, diz Camila Reggiani, consultora de Meio Ambiente da Fibria.

Durante a formação, foi apresentada a técnica de ferrocimento para a construção de um banheiro. Trata-se de uma forma econômica de utilizar o cimento e que pode ser empregada em diferentes construções. A estrutura consistiu em uma malha pop 15/15 cm (vergalhões de aço interligados utilizados para evitar trincas em construções), tela de viveiro de pássaros e arame cozido, para fazer as armações, recoberto com duas camadas de uma massa reforçada com a proporção de duas partes de areia e uma de cimento. 

As oficinas da segunda edição da Formação em Educação Ambiental Vivencial são gratuitas e prosseguem até o mês de dezembro.

Fonte: Fibria