Voltar   

Práticas sustentáveis para a cidade de São Silvestre

Sustentabilidade | Sustentabilidade | 30.05.2018




A Fibria desenvolve ações com a comunidade sobre a importância de iniciativas que beneficiem o meio ambiente e promovam a qualidade de vida. Após a participação efetiva dos alunos da EMEF José Eboli de Lima - do distrito de São Silvestre, em Jacareí (SP) – no projeto Práticas Sustentáveis, realizado durante o ano de 2017, surge uma nova proposta: os Quintais Produtivos. 
O Práticas Sustentáveis envolveu cerca de 360 estudantes da escola, que criaram um pomar, desenvolveram um sistema de captação de água da chuva, trabalharam com a compostagem de resíduos orgânicos e cuidaram da horta e da espiral de ervas. Outra atividade do projeto foi o plantio de vinte árvores frutíferas, doadas pelo Viveiro de Jacareí e pela ONG Ecovital, de Caçapava (SP). 
O projeto deu tão certo que os alunos quiseram levar as práticas para suas casas, então nasceu o projeto Quintais Produtivos. A ideia é que os ensinamentos sejam adotados pelas famílias da comunidade. Iniciado em março, com o planejamento nas propriedades, o projeto já envolve doze pessoas, está aberto a novas adesões e será desenvolvido até o final do ano. 
“O projeto tem como foco aumentar o tempo de convívio familiar, estimular a alimentação saudável - com a produção de alimentos orgânicos - e trazer ganhos financeiros para as famílias, reduzindo custos com a compra de alimentos e iniciando o processo de comercialização dos produtos cultivados nos quintais”, afirma o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.
Com o apoio de especialistas da Fibria, são realizadas atividades práticas nas casas e, a cada 15 dias, os participantes se reúnem para avaliar a evolução das ações em cada residência. “Está sendo muito bom participar do projeto, que tem como objetivo a alimentação saudável. Muitas pessoas estão envolvidas e, aos poucos, vai aumentando o número de participantes. Sempre gostei de horta, plantava alface e cebolinha, mas com as orientações estou pegando o jeito certo. Agora quero plantar tomate e ervas medicinais. A ideia do grupo é tentar vender os produtos mais para frente”, afirma a dona de casa, Maria do Carmo Teodoro Pinto.
Dona Maria do Carmo gostou tanto da ideia do projeto que trouxe a cunhada, Telma Ribeiro Pinto de Sousa, para integrar o grupo do Quintais Produtivos. “Tendo a nossa própria horta, diminuímos os custos em compras e sabemos que vamos consumir um alimento orgânico, saudável. Vou começar a plantar cheiro-verde, alecrim, erva-cidreira e hortelã. Em cada reunião aprendemos algo diferente. Se conseguirmos produzir bastante, vamos tentar vender os produtos”, diz Telma. 

Fonte: Fibria