Voltar   

Ecofuturo promove Oficina de Manejo Comunitário

Sustentabilidade | NOTÍCIAS | 26.09.2019




Ecofuturo promove Oficina de Manejo Comunitário para proprietários rurais

 

Participantes discutiram o potencial produtivo e nutritivo de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) encontradas na Mata Atlântica

O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantido pela Suzano e responsável pela gestão do Parque das Neblinas, promoveu mais uma edição da “Oficina de Manejo Comunitário”. Com o tema “PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais e seu potencial produtivo”, o encontro reuniu cerca de 40 participantes, entre proprietários rurais do entorno da reserva, estudantes, líderes comunitários e monitores ambientais. 

A oficina aconteceu no sítio Cantos da Mata e foi ministrada por Helena Ronchi, engenheira florestal e doutoranda em Agronomia pela Unesp/Botucatu. “A tentativa de conciliar produção com a conservação de florestas ainda é muito sutil. Quando você traz um projeto como este para a região, você cria espaços para discussão desse e de outros temas tão importantes, além de trazer pontos de vista mais amplos e promover a integração das pessoas”, comenta a especialista.

A iniciativa é realizada desde 2008 pelo Ecofuturo e reúne proprietários rurais de Mogi das Cruzes e região para troca de conhecimento sobre conservação ambiental e manejo florestal, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável. “Parte significativa dos remanescentes de vegetação nativa estão em pequenas e médias propriedades rurais. Com as oficinas, buscamos compartilhar experiências e trazer informações sobre temas variados de interesse dos proprietários para ajudá-los na gestão das suas áreas, unindo valorização da floresta em pé à geração de renda”, afirma Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo.  

As próximas oficinas acontecem em novembro e dezembro deste ano. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.

#ecofuturo