Voltar   

Casa Melhoramentos promove a Sustentabilidade

Sustentabilidade | Eventos | 05.03.2020




Sustentabilidade é tema do segundo Ciclo de Palestras que a Casa Melhoramentos promove em comemoração aos 130 anos da empresa

A programação ocorre de 25 a 28 de março e conta com nomes como Paulo Hartung, presidente da Ibá; do embaixador Carlos Henrique Cardim e do vice-presidente da Conservação Internacional, Mauricio Bianco

 

Sustentabilidade. Qual a melhor maneira para se viver? Esse é o tema do segundo Ciclo de Palestras que a Cia. Melhoramentos promove em comemoração ao aniversário de 130 anos da empresa. No primeiro encontro, em janeiro (na ocasião do aniversário de São Paulo), o debate foi sobre urbanidade e os desafios da maior metrópole do país. Ao longo do ano, serão discutidos, ainda, outros assuntos que fazem parte do nosso cotidiano, como educação, cultura e tecnologia.

 

A Casa Melhoramentos, na capital paulista, é o palco desse encontro, que tem entrada franca e será realizado de 25 a 28 de março, contemplando três dias de palestras, além de exposição, contação de história e oficina de construção de livros. Os temas dos painéis dialogam com o passado, o presente e o futuro, discutindo a qualidade de vida da humanidade e sua evolução. Na programação, nomes como Paulo Hartung, presidente da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores); do embaixador Carlos Henrique Cardim; do vice-presidente da Conservação Internacional, Mauricio Bianco e do presidente da Bayer Brasil, Marc Reichardt.

 

“Sustentabilidade, em seus três eixos de sustentação, econômico, social e ambiental, e nesta ordem, é um dos temas caros à humanidade. No passado, queríamos vencer a natureza para dela viver e sobreviver. Hoje, com a evolução tecnológica e do saber, somos capazes de destruir o que nos foi dado a preservar. Amanhã, seremos julgados por não evoluir nos conceitos de progresso. Essa evolução não se trata somente do Brasil, mas do planeta, que é um sistema ecológico que busca sempre o equilíbrio. Somos a parte ativa que pode mudar, para o bem ou para o mal, esse equilíbrio. Por isso, ao celebrarmos 130 anos, convidamos todos a fazer essa reflexão”, detalha Ingo Plöger, conselheiro da Cia. Melhoramentos e coordenador do Comitê Legado da empresa.

 

O Ciclo de Palestras contempla, ainda, a exposição Sustentabilidade na Melhoramentos, que reúne fotos e mapas dos exploradores alemães Spix e Martius, que desbravaram o interior e o litoral brasileiro, no século 19, além de livros icônicos de Philippe Dubois, um dos mais importantes teóricos da imagem tecnológica da atualidade, e um exemplar do livro A Filha da Floresta, que faz um alerta sobre a devastação das matas e foi editada há quase um sédulo, pela Cia Melhoramentos. A edição, que integra a série Encanto e Verdade, organizada pelo professor Thales de Andrade, mantém o texto original e as ilustrações de Franz Richter, exatamente como foi lançada, em agosto de 1922.

 

Contação de história – Dentro da programação Melhora Mentes – Sustentabilidade, no dia 28 de março, a partir das 13h30, no piso térreo da Casa Melhoramentos, a atriz Marina Bastos conta a história do livro A Filha da Floresta, publicado pela primeira vez em 1919, pelo Jornal de Piracicaba. A obra é considerada o primeiro manifesto ecológico da literatura infantil brasileira por causa da preocupação em evitar a devastação desenfreada das matas, incentivar o reflorestamento e o amor pela vida simples do campo, destacando a importância da utilização racional do solo e, sobretudo, o respeito à natureza.

Contadora de histórias e palestrante, Marina Bastos atua há 16 anos no teatro e utiliza sua experiência como atriz para despertar o lado lúdico das crianças de 0 a 100 anos e o interesse em ouvir histórias e se emocionar. A entrada é franca.

 

Oficina –  Destinada a crianças a partir de 7 anos e adultos de todas as idades, a oficina Construção de Livros - Livros de Imaginar - “Nós e a Natureza” será promovida no dia 28 de março (sábado), das 9h30 às 15h, e coordenada pelos autores de livros infantis Selma Maria e José Santos, vencedor do Prêmio Jabuti de 2016, ao lado de Eloar Guazelli (ilustrador), com o livro A Divina Jogada.

 

Na primeira etapa da oficina, os participantes visitarão a exposição, para se inspirar sobre o tema Sustentabilidade, e serão convidados a criar rimas e desenvolver pequenos textos. Após isso, vão escolher alguns dos textos e montar seus próprios livros, de forma artesanal. Ao final, cada autor ou família contará um pouco sobre esse processo de construção do livro.

 

Todas as obras produzidas serão fotografadas e os participantes levarão para casa as suas criações.

 

As inscrições são gratuitas, mas precisam ser realizadas antecipadamente. Vagas limitadas. Saiba mais AQUI.

 

A programação completa do Ciclo de Palestras pode ser conhecida AQUI ou visualizada na tabela abaixo.

 

Ciclo de Palestras: Sustentabilidade. Qual a melhor maneira para se viver?

Casa Melhoramentos – Rua Tito, 479

De 25 a 27 de março

Das 14h às18h30

Inscrições gratuitas: bit.ly/melhora-mentes

 

Exposição Sustentabilidade na Melhoramentos

Casa Melhoramentos – Rua Tito, 479

De 25 de março a 30 de abril de 2020

Segunda a sexta-feira, das 9h às18h.

Entrada franca

 

Oficina de Construção de Livros - Livros de Imaginar - “Nós e a Natureza”

Casa Melhoramentos – Rua Tito, 479

Dia 28 de março

Das 9h30 às 15h

Inscrições gratuitas (devem ser realizadas antecipadamente): https://bit.ly/3bPNpcO

30 vagas

 

Contação de Histórias – Programação “Melhora Mentes – Sustentabilidade”

Casa Melhoramentos – Rua Tito, 479

Dia 28 de março

A partir das 13h30

Entrada Franca

Vagas: 60 lugares

Fonte: Editora Melhoramentos