Voltar   

Escolas de Três Lagoas ganham espaços mais verdes

Eficiência Energética | | 16.03.2020




Com apoio da Suzano, unidades escolares de Três Lagoas (MS) ganham espaços de lazer mais verdes


Com apoio da Suzano, unidades escolares de Três Lagoas (MS) ganham espaços de lazer mais verdes

Programa de Educação Ambiental apoiou implantação de espaços verdes em três unidades de ensino em 2019

 

Três unidades de ensino de Três Lagoas (MS) foram beneficiadas, em 2019, pelo projeto de implantação de jardins e melhoria de espaços verdes, desenvolvido pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) da Suzano. O objetivo do programa é, além expandir a área de jardins e aumentar a biodiversidade na escola, proporcionar aos alunos e professores maior interação com a natureza.
“É importante ressaltar a parceria com instituições de ensino. A nossa equipe apoia com a infraestrutura, mudas e capacitações para dar início a esta ação. Toda a execução e manutenção dos jardins é feita pela instituição parceira. Com isso, aumentamos o envolvimento da comunidade como um todo, profissionais, alunos e proporcionamos o aumento da interação de crianças e professores com a natureza”, destacou Eduardo Ferraz, gerente executivo Industrial da Suzano em Mato Grosso do Sul.
Entre as unidades escolares beneficiadas, está o CEI (Centro de Educação Infantil) Dona Clarinda Dias Conceição, que recebeu 13 estruturas, como jardim suspenso de pallets, centopeia de pneus e cavaletes de plantas medicinais. Já na Escola Estadual José Ferreira, foram 14 estruturas, incluindo um jardim suspenso com sistema de irrigação aproveitando a água do condicionador de ar. O projeto também foi levado para o CEI Maronita Pereira dos Santos, onde foram instaladas 15 estruturas: jardim suspenso, cantinho da leitura de pallets, centopeia e jardim de cisnes de pneu e cavaletes de plantas medicinais.
“A parceria com a Suzano começou com implantação de uma horta. Já no ano passado, foram instalados os canteiros suspensos, com flores e plantas medicinais e o cantinho da leitura, que ganhou o nome de ‘Cantinho do Saber’. O resultado foi excelente. Agora, por conta do período de férias, muitas mudas terão de ser repostas, mas já estamos providenciando. O mais importante é que tivemos a participação de profissionais do CEI, das nossas crianças e de pais que vieram auxiliar e conhecer o projeto. Muitos levaram a ideia para casa”, completou Marta Antunes de Oliveira, especialista em Educação do CEI Maronita Pereira dos Santos.
Para as três unidades, foram reaproveitados 37 pneus velhos, 32 pallets de descarte, cinco caixotes e cinco garrafões de cinco litros de PET. Ao todo, a ação beneficiou 648 crianças das três unidades escolares.
CRE

 

Já em fevereiro deste ano, a equipe do PEA também apoiou a instalação de jardins com plantas ornamentais e medicinais na CRE (Coordenadoria Regional de Educação), antigo NTE. A ação foi desenvolvida em parceria com alunos do programa Pró-funcionário, voltado para profissionais administrativos da Educação.
 

“A ação possibilitou que os alunos aprendessem, na prática, o que viram na teoria nos últimos dois anos. Então, foi possível conhecer as plantas e o manejo de cada uma. Os benefícios são muitos. Torna o ambiente mais saudável, benéfico para a comunidade e para quem trabalha nele, fora o conhecimento repassado aos alunos pela equipe do PEA. Por exemplo, tivemos visitas guiadas à reserva florestal ao lado da PMA, trabalhamos a questão dos recicláveis. O apoio do PEA é de excelente qualidade”, explicou Georgia Medeiros de Castro Andrade, tutora da turma de Infraestrutura do Pró-funcionário.
Ao todo, foram plantadas na sede da coordenadoria duas árvores frutíferas e mais de 66 plantas ornamentais e medicinais. Os resultados da ação farão parte de um projeto sobre o tema, que será entregue pelos alunos ao final do curso do Pró-funcionário. 
Capacitações

 

Ainda no decorrer do ano passado foram desenvolvidas diversas palestras e oficinas voltadas para temas como consumo consciente de recursos naturais e reciclagem. Ao todo, as ações do PEA Comunidade atingiram diretamente cerca de 460 participantes. Indiretamente, o número de beneficiados passa de 1,6 mil.