Voltar   

Suzano incentiva o empreendedorismo de artesãos

Gestão Total | Notícias | 22.03.2022




Os projetos de artesanato do Vale do Paraíba apoiados pela Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo do eucalipto, fecharam 2021 com um aumento de 138% nos rendimentos econômicos em comparação a 2020. Com o resultado, artesãos, artesãs e ceramistas destes projetos conseguiram aumentar a sua independência financeira e fortalecer suas tradições regionais.

 

”No total, mais de 30 pessoas integram os projetos ‘Cerâmica de Vargem do Tanque’ e ‘Mãos que Valem’, mantidos pela empresa há cinco anos na região. Em 2021, mesmo diante das limitações impostas pela pandemia, os grupos atingiram uma média de 65% de crescimento na comercialização de produtos artesanais em relação a 2020. Esse resultado reforça que estamos no caminho certo na diretriz de mitigar o problema da distribuição de renda, até 2030, em nossas áreas de atuação”, diz Adriano Silva Martins, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.

 

Atualmente, o projeto “Cerâmica Vargem do Tanque” reúne 15 ceramistas, com conhecimento técnico avançado, do bairro rural da Vargem do Tanque, em Cunha (SP). Os(as) integrantes dessa ação possuem fornos para queima em suas propriedades e praticam a cerâmica tradicional da cidade, realizando um resgate desta modalidade de artesanato. Já o “Mãos que Valem”, que também atua na região do Vale do Paraíba, beneficia outros 15 artesãos e artesãs, que transformam materiais em produtos autorais como bordados, costuras, pinturas e outros artesanatos. Eles(as) também trabalham com a produção de adereços cênicos, prestação de serviços culturais e oficinas de artesanato.

 

Em 2021, a artesã Maria Alaíde da Costa, 55 anos, participante do projeto “Mãos que Valem”, iniciou sua atuação na oficina de técnicas de pintura e bordado, com a representação de pássaros da Mata Atlântica em base têxtil. Segundo Maria Alaíde, a transformação de materiais como tecido, tinta e linha de costura em produtos autorais é o grande atrativo da oficina, aliada às memórias envolvendo pássaros e as técnicas utilizadas.

 

Jovens artesãs também têm se destacado, como Liliam de Carvalho Alves, de 23 anos. Ela entrou para o grupo “Cerâmica Vargem do Tanque” em janeiro de 2021 após o processo de capacitação, e não parou mais. “Iniciei a partir de um convite da minha sogra e cunhada e, desde então, não parei mais de trabalhar com a cerâmica. No início foi mais uma questão de trabalho mesmo, mas depois que fui aprendendo passou a ser mais do que isso, hoje é o meu entretenimento. A cerâmica conseguiu unir trabalho com distração, já que antes passava a maior parte do dia sozinha em casa. Agora, a cerâmica ocupa boa parte do meu dia e trabalho com satisfação”, afirma.

 

 

Premiações e divulgações na região

 

No ano passado, as artesãs tiveram um incremento na renda por meio de recursos captados em premiações, como o Prêmio Arte Sobre Vive, feira de arte, cultura e economia solidária, que contemplou mulheres empreendedoras do Vale do Paraíba. No total, 7 ceramistas e 3 artesãs receberam o prêmio de R$ 1.400,00 cada.

 

Os artesãos, artesãs e ceramistas também divulgam suas peças nas mídias sociais. Os interessados em conhecer os seus trabalhos podem acessar o perfil dos projetos nos endereços do Instagram: @artesasdesaosilvestre e @ceramicavargemdotanqueoficial.

 

Cerâmica Vargem do Tanque

 

Desenvolvido em parceria com o Instituto Cultural de Cerâmica de Cunha (ICCC), o projeto “Cerâmica Sustentável” teve início em 2017 com o objetivo de promover, por meio do resgate da cerâmica primitiva e a valorização da cultura da cidade de Cunha, a geração de renda e o desenvolvimento sustentável da região.

 

Mãos que Valem

 

O projeto foi fundado em 2017, após um estudo da Suzano que identificou a habilidade para o artesanato entre as moradoras da região. A iniciativa faz parte do programa de desenvolvimento socioambiental da empresa nas comunidades onde atua e tem o apoio do Instituto Mirí (SP), na capacitação e consultoria técnica para as mulheres, e do designer Renato Imbroisi, na direção criativa.

 

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br