Voltar   

Suzano registra diversas espécies de animais

Sustentabilidade | Notícias | 28.06.2022




Suzano registra diversas espécies de animais em área florestal de Avaré (SP)

Os registros foram realizados por meio do sistema de videomonitoramento do Programa Colmeias


Evidências em vídeo flagraram a presença de espécies de Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), onça-parda (Puma concolor), tatu-de-rabo-mole (Cabassous sp), jaguatirica (Leopardus pardalis) e irara (Eira barbara) em uma área florestal da Suzano em Avaré (SP).  Os registros foram realizados neste ano, por meio do sistema de videomonitoramento.

 

Nas imagens, os animais se aproximam das colmeias instaladas pelos(as) apicultores(as), que participam do Programa Colmeias em meio aos plantios de eucalipto da empresa, e é possível ver as espécies caminhando tranquilamente nas estradas que dão acesso à fazenda. “Esses registros foram comemorados por diversos motivos. As imagens evidenciam o manejo sustentável em nossas operações, a convivência harmoniosa da fauna e as nossas ações para a conservação da biodiversidade em nossa área florestal no Estado de São Paulo”, diz Maria Rangel, consultora de Meio Ambiente Florestal da Suzano.

 

O Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), a onça-parda (Puma concolor) e a jaguatirica (Leopardus pardalis) são listados como “vulneráveis” na Lista Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção, do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Já a irara (Eira barbara) está listada como preocupante na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), exceto para a sua subespécie, e o tatu-de-rabo-mole (Cabassous sp) é ameaçado devido à caça, perseguição e destruição do seu habitat.

 

Conservação

A Suzano possui 4.364 espécies de fauna e flora catalogadas por meio do seu Programa de Monitoramento da Biodiversidade. Desse total, 2.268 espécies foram registradas no Estado de São Paulo, sendo 1.562 de flora e 706 de fauna silvestre, dos quais 212 são endêmicas e 140 ameaçadas de extinção.

 

Aproximadamente 1 milhão de hectares de florestas nativas são destinadas a conservação da biodiversidade na empresa. Sendo mais de 130.000 hectares no Estado de São Paulo, que contam com três Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Além disso, cerca de 12.172 hectares de áreas estão em processo de restauração na região.

 

“Priorizamos o manejo sustentável em nossa base florestal para a conservação ambiental com a formação de corredores ecológicos para a passagem dos animais”, completa Maria.