Voltar   

Crise mundial: momento de rever estratégias e posições

Empresa Legal | Empresa Legal | 01.11.2008




Em artigos anteriores, abordamos modos e tipos de certificações existentes, tratando também da relevância e dos reflexos de sua presença no portfólio da empresa. Também foram comentadas as estratégias de mercado e as formas de negociação e comércio internacional. Outros artigos trataram ainda de licenciamento ambiental e suas tendências e evoluções possíveis no cenário.

Enfim, muito se falou de aspectos ambientais, tendências e possíveis cenários, mas o fato mais relevante agora é a ruptura que ocorreu no cenário mundial, quebrando-se diversos paradigmas atuais e perspectivas futuras de negócios.
Acredita-se que momentos de crise, como este que se apresenta, são cruciais para tomar determinadas posições, assim como rever as estratégias e os paradigmas adotados atualmente.

O que se nota hoje é que os preços da celulose vêm apresentando declínio, assim como outras commodities, e ainda não se sabe ao certo o tamanho do rombo no setor público e nas empresas, em especial da indústria florestal e de celulose e papel.

*Leia o artigo completo no PDF