Programas de Desenvolvimento Rural e Territorial

Publicação
A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, estimula o desenvolvimento local das comunidades onde possui  operação. A empresa incentiva o acesso à políticas públicas pelos projetos que apoia, por meio da regularização fiscal das associações, processo fundamental para adesão aos editais que financiam ou subsidiam projetos de infraestrutura, comercialização e acesso ao mercado. 
Como resultado dessa iniciativa, neste ano, duas associações do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) e uma do Programa Colmeias tiveram suas propostas aprovadas pelo Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado. Os recursos captados são na ordem de R$ 2 milhões, que serão investidos em infraestrutura, logística da produção, insumos e demais materiais para cadeia produtiva.
Para Maria Madalena de Carvalho Pinto, da Associação dos Agricultores Orgânicos de Guapiara (SP), o apoio da Fibria foi fundamental para essa conquista. “Recebemos todo o apoio da empresa na elaboração do nosso projeto. Ele irá beneficiar 40 associados integrantes do PDRT, que cultivam, em sua maioria, hortaliças . Com a nossa proposta aprovada, vamos adquirir dois caminhões, um com baú e outro com carroceria, que farão o recolhimento dos produtos, duas ou três vezes por semana, a fim de levá-los direto ao comprador. Isso vai flexibilizar as entregas, facilitando o aumento na produção e a diversificação do plantio”, diz Maria Madalena.

O Governo Estadual vai beneficiar, também, a Associação de Apicultores de Itapetininga (SP), que faz parte do programa Colmeias. “Com o recurso captado, vamos  construir uma Casa do Mel, onde todo o mel colhido nas áreas da Fibria passará por beneficiamento no processo de envase, permitindo a obtenção de um produto de qualidade de acordo com os padrões exigidos pelo mercado. Dessa forma, vamos agregar valor ao nosso produto e aumentar a renda dos apicultores”, conta Gerson Santana, gestor da associação.
De acordo com o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Israel Batista Gabriel, o conhecimento técnico adquirido pelos associados do PDRT e do Programa Colmeias foi um fator determinante. “O principal é o processo de apoio à gestão que oferecemos, pois, sem a regularização de documentos, não é possível propor projetos ao governo. Outra questão é a expertise da equipe de assistência técnica, que oferece todo suporte para a elaboração desses projetos. Promover o desenvolvimento sustentável das comunidades onde tem atuação é uma das principais diretrizes da Fibria”, afirma.

Sobre o Programa Colmeias
O Programa Colmeias teve início em 2004, no município de Capão Bonito (SP). A Fibria disponibiliza uma consultoria especializada, que inicia a organização e a formalização de associações, assistência técnica e tecnologias voltadas para gestão, produção, comercialização e fortalecimento dos apicultores. Outra atividade realizada pela consultoria técnica é um estudo detalhado de georeferenciamento que, com apoio de satélites, possibilita estabelecer a melhor localização das colmeias em meio às florestas plantadas de eucalipto.

Sobre o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial 
O Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), desenvolvido pela Fibria, tem como objetivo capacitar agricultores familiares, organizados em associações, para desenvolver cultivos diversos e a criação de pequenos animais, contribuindo para incrementar a renda das famílias. O PDRT é um dos principais programa de engajamento da Fibria com as comunidades onde atua. Os agricultores recebem assistência técnica e estímulo ao uso de tecnologias de baixo custo e reduzido impacto ambiental, além de incentivo e orientação para o acesso dos produtores às políticas públicas, ampliando as possibilidades de comercialização de seus produtos.

Fonte: Fibria

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

Nosso Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009