Ecofuturo promove Oficina de Manejo Comunitário

Publicação
Ecofuturo promove Oficina de Manejo Comunitário para proprietários rurais

 

Participantes discutiram o potencial produtivo e nutritivo de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) encontradas na Mata Atlântica

O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantido pela Suzano e responsável pela gestão do Parque das Neblinas, promoveu mais uma edição da “Oficina de Manejo Comunitário”. Com o tema “PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais e seu potencial produtivo”, o encontro reuniu cerca de 40 participantes, entre proprietários rurais do entorno da reserva, estudantes, líderes comunitários e monitores ambientais. 

A oficina aconteceu no sítio Cantos da Mata e foi ministrada por Helena Ronchi, engenheira florestal e doutoranda em Agronomia pela Unesp/Botucatu. “A tentativa de conciliar produção com a conservação de florestas ainda é muito sutil. Quando você traz um projeto como este para a região, você cria espaços para discussão desse e de outros temas tão importantes, além de trazer pontos de vista mais amplos e promover a integração das pessoas”, comenta a especialista.

A iniciativa é realizada desde 2008 pelo Ecofuturo e reúne proprietários rurais de Mogi das Cruzes e região para troca de conhecimento sobre conservação ambiental e manejo florestal, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável. “Parte significativa dos remanescentes de vegetação nativa estão em pequenas e médias propriedades rurais. Com as oficinas, buscamos compartilhar experiências e trazer informações sobre temas variados de interesse dos proprietários para ajudá-los na gestão das suas áreas, unindo valorização da floresta em pé à geração de renda”, afirma Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo.  

As próximas oficinas acontecem em novembro e dezembro deste ano. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.

#ecofuturo

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

Nosso Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009