Casa Melhoramentos promove a Sustentabilidade

Publicação
Sustentabilidade é tema do segundo Ciclo de Palestras que a Casa Melhoramentos promove em comemoração aos 130 anos da empresa

A programação ocorre de 25 a 28 de março e conta com nomes como Paulo Hartung, presidente da Ibá; do embaixador Carlos Henrique Cardim e do vice-presidente da Conservação Internacional, Mauricio Bianco

 

Sustentabilidade. Qual a melhor maneira para se viver? Esse é o tema do segundo Ciclo de Palestras que a Cia. Melhoramentos promove em comemoração ao aniversário de 130 anos da empresa. No primeiro encontro, em janeiro (na ocasião do aniversário de São Paulo), o debate foi sobre urbanidade e os desafios da maior metrópole do país. Ao longo do ano, serão discutidos, ainda, outros assuntos que fazem parte do nosso cotidiano, como educação, cultura e tecnologia.

 

A Casa Melhoramentos, na capital paulista, é o palco desse encontro, que tem entrada franca e será realizado de 25 a 28 de março, contemplando três dias de palestras, além de exposição, contação de história e oficina de construção de livros. Os temas dos painéis dialogam com o passado, o presente e o futuro, discutindo a qualidade de vida da humanidade e sua evolução. Na programação, nomes como Paulo Hartung, presidente da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores); do embaixador Carlos Henrique Cardim; do vice-presidente da Conservação Internacional, Mauricio Bianco e do presidente da Bayer Brasil, Marc Reichardt.

 

“Sustentabilidade, em seus três eixos de sustentação, econômico, social e ambiental, e nesta ordem, é um dos temas caros à humanidade. No passado, queríamos vencer a natureza para dela viver e sobreviver. Hoje, com a evolução tecnológica e do saber, somos capazes de destruir o que nos foi dado a preservar. Amanhã, seremos julgados por não evoluir nos conceitos de progresso. Essa evolução não se trata somente do Brasil, mas do planeta, que é um sistema ecológico que busca sempre o equilíbrio. Somos a parte ativa que pode mudar, para o bem ou para o mal, esse equilíbrio. Por isso, ao celebrarmos 130 anos, convidamos todos a fazer essa reflexão”, detalha Ingo Plöger, conselheiro da Cia. Melhoramentos e coordenador do Comitê Legado da empresa.

 

O Ciclo de Palestras contempla, ainda, a exposição Sustentabilidade na Melhoramentos, que reúne fotos e mapas dos exploradores alemães Spix e Martius, que desbravaram o interior e o litoral brasileiro, no século 19, além de livros icônicos de Philippe Dubois, um dos mais importantes teóricos da imagem tecnológica da atualidade, e um exemplar do livro A Filha da Floresta, que faz um alerta sobre a devastação das matas e foi editada há quase um sédulo, pela Cia Melhoramentos. A edição, que integra a série Encanto e Verdade, organizada pelo professor Thales de Andrade, mantém o texto original e as ilustrações de Franz Richter, exatamente como foi lançada, em agosto de 1922.

 

Contação de história – Dentro da programação Melhora Mentes – Sustentabilidade, no dia 28 de março, a partir das 13h30, no piso térreo da Casa Melhoramentos, a atriz Marina Bastos conta a história do livro A Filha da Floresta, publicado pela primeira vez em 1919, pelo Jornal de Piracicaba. A obra é considerada o primeiro manifesto ecológico da literatura infantil brasileira por causa da preocupação em evitar a devastação desenfreada das matas, incentivar o reflorestamento e o amor pela vida simples do campo, destacando a importância da utilização racional do solo e, sobretudo, o respeito à natureza.

Contadora de histórias e palestrante, Marina Bastos atua há 16 anos no teatro e utiliza sua experiência como atriz para despertar o lado lúdico das crianças de 0 a 100 anos e o interesse em ouvir histórias e se emocionar. A entrada é franca.

 

Oficina –  Destinada a crianças a partir de 7 anos e adultos de todas as idades, a oficina Construção de Livros - Livros de Imaginar - “Nós e a Natureza” será promovida no dia 28 de março (sábado), das 9h30 às 15h, e coordenada pelos autores de livros infantis Selma Maria e José Santos, vencedor do Prêmio Jabuti de 2016, ao lado de Eloar Guazelli (ilustrador), com o livro A Divina Jogada.

 

Na primeira etapa da oficina, os participantes visitarão a exposição, para se inspirar sobre o tema Sustentabilidade, e serão convidados a criar rimas e desenvolver pequenos textos. Após isso, vão escolher alguns dos textos e montar seus próprios livros, de forma artesanal. Ao final, cada autor ou família contará um pouco sobre esse processo de construção do livro.

 

Todas as obras produzidas serão fotografadas e os participantes levarão para casa as suas criações.

 

As inscrições são gratuitas, mas precisam ser realizadas antecipadamente. Vagas limitadas. Saiba mais AQUI.

 

A programação completa do Ciclo de Palestras pode ser conhecida AQUI ou visualizada na tabela abaixo.

 

Ciclo de Palestras: Sustentabilidade. Qual a melhor maneira para se viver?

Casa Melhoramentos – Rua Tito, 479

De 25 a 27 de março

Das 14h às18h30

Inscrições gratuitas: bit.ly/melhora-mentes

 

Exposição Sustentabilidade na Melhoramentos

Casa Melhoramentos – Rua Tito, 479

De 25 de março a 30 de abril de 2020

Segunda a sexta-feira, das 9h às18h.

Entrada franca

 

Oficina de Construção de Livros - Livros de Imaginar - “Nós e a Natureza”

Casa Melhoramentos – Rua Tito, 479

Dia 28 de março

Das 9h30 às 15h

Inscrições gratuitas (devem ser realizadas antecipadamente): https://bit.ly/3bPNpcO

30 vagas

 

Contação de Histórias – Programação “Melhora Mentes – Sustentabilidade”

Casa Melhoramentos – Rua Tito, 479

Dia 28 de março

A partir das 13h30

Entrada Franca

Vagas: 60 lugares

Fonte: Editora Melhoramentos
 

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

Nosso Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009