SETOR DE ÁRVORES CULTIVADAS PLANTA 1 MILHÃO DE ÁRVORES

Publicação
SETOR DE ÁRVORES CULTIVADAS PLANTA 1 MILHÃO DE ÁRVORES POR DIA
Ibá completa sete anos, mostrando a essencialidade dos produtos fabricados pelo setor e reforçando seu objetivo de aproximação com os brasileiros
 
A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, completa 7 anos neste mês de abril. Entre os principais objetivos da associação estão o trabalho ativo para alinhar as empresas associadas no mais elevado patamar de ciência, tecnologia e responsabilidade socioambiental e atuar para que os brasileiros conheçam o setor, que entrega produtos essenciais para o dia a dia de todos. Para iluminar esta discussão, a entidade realizou um levantamento do volume de árvores para fins industriais plantadas por dia, que chegou à marca de 1 milhão de novas mudas cultivadas diariamente. 
 
Trata-se de um número muito significativo, uma vez que as árvores são responsáveis por remover e estocar CO2, um dos gases do efeito estufa, que causa graves problemas climáticos. Os produtos gerados a partir do pinus, do eucalipto e outras espécies plantadas para fins industriais estocam carbono.  
 
A celulose nacional chega às mãos de milhões de pessoas em todo o planeta em diversos produtos como, livros, tecidos de viscose, papéis higiênicos e embalagens. Das árvores cultivadas também são produzidos fraldas, pisos móveis, paletes, caixotarias, desinfetantes, aromatizantes, espessantes, solventes, vernizes, colas, borracha sintética, etc.
 
Essas árvores são verdadeiras biorefinarias. Quase tudo o que é hoje feito a partir dos materiais fósseis poderá ser feito a partir dos frutos desse cultivo, atendendo a demanda do consumidor que exige produtos sustentáveis e com rastreabilidade. A celulose microfibrilada, por exemplo, é uma fonte para novos tecidos, que demandam menos água e componentes químicos em sua produção. Já a partir da lignina será possível fazer opções verdes de fibra de carbono.
 
“Este é um setor que planta, colhe e replanta árvores. São 1 milhão de árvores plantadas por dia, fruto de muita ciência e tecnologia aplicadas a sustentabilidade. Em um momento em que o Brasil enfrenta um dos piores cenários de desindustrialização, temos no setor um case para provar que investimento em inovação, cuidado com meio ambiente e com pessoas têm sucesso de mercado, construindo um passado, presente e futuro”, afirma Paulo Hartung, presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). 
 
Essa agroindústria coloca o Brasil como referência mundial e tem uma receita bruta total na casa de R$ 100 bilhões. As empresas no Brasil têm investimentos previstos em expansão de R$ 35,5 bilhões até 2023, destinados para florestas, novas fábricas, expansões, tecnologia e ciência.

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

Nosso Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009