O destintamento de fibras secundárias

Linha de Produção | Linha de Produção | 01.01.2009
Publicação
Mastrotti
Destintamento é o processo responsável por efetuar o destacamento e remoção de tintas de impressão aderidas a fibras recicladas, com o objetivo de melhorar as propriedades ópticas de polpas e papéis obtidos a partir de aparas impressas. Para a devida remoção e dispersão das partículas de tinta no meio aquoso são aplicados agentes químicos juntamente com calor e energia mecânica, e a separação dessa sujidade ocorrerá na sequência, mediante processos de lavagem ou flotação ou, ainda, por procedimento híbrido que combina esses dois sistemas. Vale considerar que a extensão do grau de remoção de tinta será dependente, além do próprio processo, de variáveis como tipo de tinta, técnica de impressão, substrato do impresso e idade da impressão.
Polpa destintada é principalmente destinada à produção de papéis gráficos, papéis tissue ou coberturas brancas de papelcartão, o tipo “white top”.

Agentes químicos
No destintamento, são aditivos químicos essenciais os surfactantes - agentes tensoativos que modificam a tensão superficial dos componentes de uma suspensão. Entende-se como tensão superficial a força de atração que atua nas superfícies de separação (interfaces) de líquidos e sólidos. Como surfactantes específicos importantes, devem ser lembrados:
-    Os detergentes, para remoção das tintas da superfície das fibras.
-        Os dispersantes, para manter as partículas de tintas dispersas, e prevenir a sua redeposição nas fibras ou outras partículas.
-         Os agentes espumantes, para reduzir a tensão superficial da água e promover a formação de espuma, que será o elemento agregador e transportador das partículas de tinta.

* Leia a reportagem completa no PDF.
Anexos

Adobe PDF | 291 Kb

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

Nosso Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009