Voltar   

Instituto Chamex apresenta os resultados de 2021

Sustentabilidade | Notícias | 05.05.2022




O Instituto Chamex, desde sua criação em 2007, já investiu mais de 14 milhões de reais em projetos de educação que encorajam jovens a usarem a criatividade como fonte de soluções transformadoras para o mundo e para a sociedade. Em 2021, o objetivo foi reforçar seu posicionamento e proporcionar mudanças significativas e estruturais na sociedade por meio das parcerias e projetos listados abaixo.
 

Parceria +Unidos 

Somente em 2021, o Grupo +Unidos investiu mais de R$ 12 milhões em capacitação de jovens profissionais, inovação em atividades de educação, formação de mulheres empreendedoras e combate à pandemia da Covid-19. O Grupo conta com 15 empresas associadas, já impactou 2,5 milhões de alunos da rede pública com projetos de tecnologia e inovação, beneficiou mais de 2,7 mil pessoas por meio de projetos de educação e empregabilidade.
 

Escola Formare Chamex 

O projeto busca desenvolver e preparar jovens para entrarem no mercado de trabalho, além de ajuda-los a serem cidadãos mais atuantes na sociedade e nas comunidades em que vivem e trabalham. Em 2021, a Escola Formare Chamex formou 50 alunos, que receberam o certificado de Assistente de Produção na Indústria de Processos -- Papel e Celulose, reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho.
 

46° Concurso de Redação 

O Concurso de Redação é realizado anualmente em território nacional pelo Instituto Chamex, em parceria com o Redação Online. Em 2021, o concurso obteve recorde de inscrições, atingindo a marca de 40.360 alunos registrados, 26.302 redações corrigidas, mais de 3.500 escolas engajadas e 100 premiados, tornando-se o maior do Brasil.
 

Arte na BNCC 

Em 2021, o curso on-line Arte na BNCC foi realizado por 1.500 professores da rede pública de ensino e tem como objetivo ajudar os educadores a se apropriarem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na prática, transformando a sala de aula em um espaço de invenção, investigação e pensamento crítico. A capacitação conta com uma série de vídeos exclusivos, recursos interativos, documentários e materiais complementares que ensinam e inspiram os educadores com estratégias inventivas para engajar seus alunos nos processos de criação.
 

Edital Educação com Cidadania 

Em 2021, foi lançado o Edital Educação com Cidadania, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), com o objetivo de incentivar projetos de educação que trabalhem o exercício da cidadania ativa. Foram selecionadas cinco organizações, dentre as mais de 200 inscritas. Cada uma recebeu até R$ 30 mil para a implantação das iniciativas: Jornada da Educação Brincando com os ODS, Programa Liderança Comunitária, Disseminar a Prática do Descarte Consciente dos Resíduos Domiciliares, Jornada do Educador da Cidadania e Cidadania e Água Limpa: Direito de Todos.
 

"A nossa visão é ter o Instituto Chamex ampliado para impactar cada vez mais a vida de milhares de pessoas, o que só é possível se atuarmos ainda mais em rede, envolvendo outras instituições e empresas no nosso propósito. Acreditamos que juntos podemos preencher lacunas, criar um ciclo virtuoso e alimentar novos sonhos. Seguimos nossa jornada com a criatividade em nosso DNA, pois acreditamos que ela tem tudo a ver com uma educação mais acessível, inclusiva e transformadora", comenta Luciana Huneke, Presidente-Executiva do Instituto Chamex.
 

Para conferir o relatório completo do Instituto Chamex, clique aqui.