Voltar   

O destintamento de fibras secundárias

Linha de Produção | Linha de Produção | 01.01.2009




Destintamento é o processo responsável por efetuar o destacamento e remoção de tintas de impressão aderidas a fibras recicladas, com o objetivo de melhorar as propriedades ópticas de polpas e papéis obtidos a partir de aparas impressas. Para a devida remoção e dispersão das partículas de tinta no meio aquoso são aplicados agentes químicos juntamente com calor e energia mecânica, e a separação dessa sujidade ocorrerá na sequência, mediante processos de lavagem ou flotação ou, ainda, por procedimento híbrido que combina esses dois sistemas. Vale considerar que a extensão do grau de remoção de tinta será dependente, além do próprio processo, de variáveis como tipo de tinta, técnica de impressão, substrato do impresso e idade da impressão.
Polpa destintada é principalmente destinada à produção de papéis gráficos, papéis tissue ou coberturas brancas de papelcartão, o tipo “white top”.

Agentes químicos
No destintamento, são aditivos químicos essenciais os surfactantes - agentes tensoativos que modificam a tensão superficial dos componentes de uma suspensão. Entende-se como tensão superficial a força de atração que atua nas superfícies de separação (interfaces) de líquidos e sólidos. Como surfactantes específicos importantes, devem ser lembrados:
-    Os detergentes, para remoção das tintas da superfície das fibras.
-        Os dispersantes, para manter as partículas de tintas dispersas, e prevenir a sua redeposição nas fibras ou outras partículas.
-         Os agentes espumantes, para reduzir a tensão superficial da água e promover a formação de espuma, que será o elemento agregador e transportador das partículas de tinta.

* Leia a reportagem completa no PDF.